Enfermagem
Os autores são Jane Baptista Quitete e Octavio Muniz da Costa Vargens.
2 – Qual a relação entre o cuidado, a ética e os direitos humanos?
O cuidado é uma atitude ética em que se percebem e se reconhecem os direitos uns dos outros. O cuidar é um processo de desenvolvimento e crescimento, pois cuidando ajudamos o outro a crescer.
3 – Qual o objetivo do artigo?
O objetivo do artigo é apresentar como mulheres enfermeiras cuidam de mulheres usuárias, considerando o cuidado como instrumento de empoderamento.
4 – Faça um paralelo entre o poder tecnocrático e o poder humanístico.
No poder tecnocrático, há uma valorização pela conquista do poder por parte dos profissionais de saúde, com vistas a afirmar se, valorizar-se e adquirir uma identidade.
No modelo humanístico, o poder é afastado talvez por atestar o medo que na memória coletiva lembra a opressão, usurpação, substituição do outro, insegurança.
5 – Qual foi o veículo de informação utilizado na realização da pesquisa?
Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, utilizando o método história de vida, mais precisamente a Life Story, ou seja, através de depoimentos.
6 – Comente: O cuidado da enfermagem obstétrica como instrumento de empoderamento.
Através das entrevistas ficou reconhecido pelas usuárias dos serviços de saúde o poder que essas mulheres têm de ser autônomas e são capazes de atua plenamente sobre como querem e são cuidadas. Percebeu-se o poder libertador dos cuidados de enfermagem, pois permite outras possibilidades ou facilita as capacidades existentes que se desenvolvam, ou seja, utilizadas.
Por isso o poder torna-se libertador sempre que os cuidados de enfermagem permitem os usuários utilizarem o poder que lhes resta mobilizando aquilo de que são capazes.
7 – Comente: O empoderamento das enfermeiras e das mulheres.
A definição de empoderamento deve incluir os