Etica empresarial
ÉTICA EMPRESARIAL
A evolução histórica da ética empresarial seguiu o próprio desenvolvimento econômico, mas foi somente na segunda metade do século XX que de fato ganhou relevância.
Atualmente, podemos afirmar que estamos vivendo uma nova Era da Ética, em todo o mundo. Os procedimentos éticos facilitam e solidificam os laços de parceria empresarial, quer com clientes, quer com fornecedores, quer, ainda, com sócios efetivos ou potenciais, Isso ocorre em função do respeito que um agente ético gera em seus parceiros.
A ética empresarial é o comportamento da empresa - que é uma organização - cujo objetivo final é o lucro. A ética empresarial deve agir em conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela sociedade.
A postura ética adotada em seus relacionamentos deve constar em um documento interno da empresa, que denominamos de Código de Ética, cuja missão é padronizar e formalizar o entendimento da organização em seus diversos relacionamentos e operações, evitando que os julgamentos subjetivos deturpem, impeçam ou restrinja, a aplicação plena dos princípios.
Os princípios éticos aplicáveis a todas as atividades empresariais são os Princípios Legais que prevê: - toda empresa tem o dever ético de cumprir a lei, de acordo com os critérios da ciência do Direito, como: - lógico e literal; teleológico e sistemático, obedecendo sistematicamente a hierarquia das normas, nesta ordem: Constituição, Leis complementares, Leis ordinárias e Medidas Provisórias; Decretos e Resoluções do Legislativo; Decretos do Executivo e Atos Administrativos e outras normas jurídicas que também contêm princípios éticos, a saber: Código de Defesa do Consumidor, Código Civil e Comercial, Repressão ao Abuso de poder econômico, CLT, Leis das Sociedades Anônimas, Lavagem de Dinheiro, Meio Ambiente, etc.
O princípio ético aplicável às relações com a concorrência é a Livre Concorrência, que é um principio constante da Constituição Federal, como um dos