Aplicação das ferramentas da engenharia de métodos e processos
Daiane de Oliveira Costa (UFERSA)
Vanessa Nogueira Ribeiro (UFERSA)
Resumo
O presente artigo propõe-se a analisar a relação dos processos produtivos de uma empresa metalúrgica de pequeno porte, bem como a aplicação das ferramentas da engenharia de métodos, tendo como foco a otimização do fluxo de materiais e a sua melhor distribuição no setor do almoxarifado. Esse posto foi tomado como foco por se tratar de um local bastante estratégico dentro da empresa, sendo de grande importância para a mesma. Através da análise da realidade atual posto estudado e do diagnóstico das falhas que este apresenta, pretende-se, utilizando a teoria disponível, sugerir melhorias partindo do pressuposto de que a produtividade é fator determinante para o desempenho organizacional.
Introdução
Atualmente, a economia é marcada por intensas mudanças que ocorrem de forma cada vez mais rápida e, assim como os produtos, os consumidores estão se transformando constantemente, o que obriga as empresas a buscarem um ambiente propício à inovação. Esta, por sua vez, pode apresentar-se em forma de melhoria nos processos já existentes. Nesse sentido, a questão é como obter novos métodos que possibilitem o aumento da qualidade e da produtividade da empresa.
Para tal, pode-se fazer uso do estudo e das aplicações da engenharia de métodos, uma vez que ela estuda e analisa o trabalho de forma sistemática, resultando desta análise, o desenvolvimento de métodos práticos e eficientes e o estabelecimento de padrões de realização (SOUTO, 2004). Assim, a Engenharia de Métodos, que tem a função de estudar o trabalho com o intuito de garantir que a utilização dos recursos seja feita de modo mais efetivo possível, se reveste da maior importância para o bom desempenho do sistema de produção. Nesta perspectiva, este trabalho se propõe a apresentar algumas contribuições da engenharia de métodos para a obtenção