etica dos negocios
Ao darmos pontapé inicial em nosso trabalho nos é perceptível à presença da Ética e as formas de agir que são obrigatórias a um contador. E adentrando sobre a definição do que é a Ética visualizamos uma ligação de seus significados a fidelidade, honestidade, dignidade e, sobretudo, responsabilidade. Ética nada mais é do que o discernimento de um indivíduo em distinguir, dentro de um contexto seja ele social, empresarial, familiar, acadêmico, profissional e, até mesmo sentimental, o que é correto ou não àquilo que ele está se propondo a fazer. Captando esse conceito, o incluiremos ao meio empresarial, mas especificamente no meio contabilista.
No caso que será explicitado no trabalho, o da Cervejaria Schincariol, iremos debater a atitude do administrador e da empresa referida que sonegou à Receita Federal de nosso país uma quantia de impostos de aproximadamente R$ 1.000.000.000,00 (um bilhão de reais) em cinco anos.
Ao abrangermos esse caso, serão inseridos como base para correlação textual os tópicos de: carga tributária no Brasil, sonegação fiscal, planejamento tributário, fraudes contábeis, riscos que o contador (isso levando também em conta a empresa, os sócios e empresários envolvidos) corre com esse tipo de situação, as penalizações e alguns dos Códigos de Ética Profissional e Contábil.
Com esse breve resumo do que virá, entraremos de cabeça no universo tributário, ético, comportamental e penal que pode nos levar uma decisão, queremos nós as feitas certas ou erradas no meio empresarial e profissional.
2.O PERFIL DO PROFISSIONAL NA ÁREA CONTÁBIL.
O profissional da área contábil exerce uma função de extrema importância, pois cabe a ele a incumbência de registrar, organizar, avaliar e informar, através de laudos comprovantes e estudos, a situação que está passando, dentro desse contexto, a empresa. É de extrema importância, pois ele irá orientar seus líderes sobre qual tipo de decisão pode ser tomada e lhes oferecer parâmetros para a direção