Máquinas Operatrizes
Disciplina: Máquinas Operatrizes
Acadêmicos: Anderson Rohweder; Armindo Bomfim; Danilo Venturi; Orlando Safanelli; Rafael Bona;Tiago Perin; Wilmar Berndt.
Síntese sobre artigo de usinagem em ferro fundido cinzento
Avaliação do desempenho de ferramentas de rosqueamento interno do ferro fundido cinzento GH-90
O artigo em questão tem por objetivo avaliar o desempenho de diferentes ferramentas de corte utilizadas no processo de rosqueamento interno em ferro fundido cinzento GH-90. Para isto, foram utilizadas as seguintes ferramentas: HSS convencional, HSS com adição de vanádio, HSS nitretado e HSS obtido pela metalurgia do pó.
Os testes foram realizados em uma linha transfer de usinagem utilizando machos para rosqueamento interno com M6x1 em furos com 16,65mm de profundidade. As condições de corte de rosqueamento foram às seguintes: Vc=8,5m/min e f=1mm. Foram utilizadas 04 ferramentas de cada. A primeira ferramenta executou 450 roscas, a segunda 900 roscas, a terceira 1350 roscas e a quarta 1800 roscas. Os testes se repetiram 03 vezes.
Após a etapa de testes, foram feitas as aferições das ferramentas, adotando o mesmo procedimento para todas as ferramentas. As ferramentas foram analisadas no microscópio eletrônico de varredura para verificar as diferentes formas de desgaste. Uma vez determinada às cotas críticas, foram estabelecidos os valores de desgaste e traçado gráficos estatísticos de desgaste versus numero de furos de cada tipo de ferramenta.
Nas análises feitas no microscópio verificou-se um desgaste acentuado no 3° dente da primeira carreira de todas as ferramentas e desgaste com lascamento no 3° dente da segunda carreira em algumas ferramentas. A ocorrência do desgaste com lascamento no 3° dente da segunda carreira variou de acordo com o material da ferramenta utilizada.
Com isto, a conclusão obtida foi a de que os machos fabricados através da metalurgia do pó possuem um melhor