Etica dos negocios
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃo 3
2 CÓDICO DE ÉTICA DO CONTADOR 4
1 INTRODUÇÃo
Neste trabalho, faremos uma abordagem a respeito da importância da ética nas Organizações, e a responsabilidade do profissional contábil, em relação às práticas. Adotadas por seus clientes, falaremos do caso Schincariol demonstrando os atos ilegais, deste Grupo, na busca desenfreada pelo lucro, que por isso passa por cima de diversos princípios éticos. Demonstraremos como se deu a sua expansão no mercado cervejeiro, e o faturamento obtido depois de seu fechamento e reabertura como um anova marca.
2 CÓDICO DE ÉTICA DO CONTADOR Tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional. (Art. 1º) De um modo geral, o bom profissional é aquele que, conhece, executa, defende e denuncia. Assim, o profissional está cumprindo sua função na sociedade, e, se tiver conhecimento de seus direitos e deveres e executar seu trabalho de acordo com esses conhecimentos, defendendo e valorizando sua profissão, não praticando nem deixando que pratiquem irregularidades no seu exercício profissional, tornando-se “fiscais” de sua profissão.
Fonte:(http://www.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/ccsa/a%20importancia%20da%20etica%20no%20exercicio%20profissional.pdf)
O contador envolvido em fraudes no caso da Schincariol feriu diversos artigos do código de ética do contador. Tais atos afetam a imagem do profissional contábil, que tem como princípio fornecer informações claras, objetivas e transparentes, agindo sempre dentro da legalidade.
2.1 ERROS DO CONTADOR DA SCHINCARIOL
Subfaturamento das notas fiscais de venda, com recebimento “por fora” da diferença entre o valor real e o da nota;
Compra de matéria-prima sem nota fiscal de