Etica contabil
Os profissionais de Contabilidade desempenham uma função de grande relevância no nosso país. O fruto do trabalho desses profissionais exerce grande influência nas diretrizes do planejamento de uma entidade. Nesta concepção cabe um estudo acerca dos parâmetros éticos Contábeis, fazendo uma reflexão no tocante às consequências advindas quando o contador infringe normas e preceitos éticos no exercício de sua atividade. O estudo adota como parâmetro o disciplinamento do Código de Ética do Contabilista o e entendimento doutrinário e jurisprudencial.
.
Palavras-Chave: conduta ética. Contabilidade. Relevância
1-INTRODUÇÃO
Todo profissional quando do exercício de suas atribuições necessita estar consciente da necessidade de praticar seus atos embasados em valores éticos e em conformidade com a lei. Dessa forma estará demonstrando ser um profissional exemplar cumpridor dos seus deveres funcionais, contratuais e legais e, consequentemente, conquistar respeito, confiança e valorização das pessoas envolvidas nas relações profissionais. Assim indivíduos e entidades que integram a cadeia dos negócios da empresa sentem-se mais seguros e conferem maior credibilidade para as transações. No momento de uma tomada de decisão as informações geradas relativas à composição qualitativa e quantitativa do patrimônio das entidades são decisivas. Em razão disso a reputação das entidades e dos agentes representantes destas tem significativo potencial para influenciar tal decisão. Principalmente, em razão dessa importante responsabilidade atribuída ao profissional da Contabilidade, é que este tem, dentre outros, o dever legal de praticar seus atos em estrita observância a todos os comandos éticos e legais, sem fugir das demais orientações emanadas dos diversos órgãos que disciplinam e controlam a atividade contábil.
Sá (2000) leciona que: não sendo possível sentir-se seguro sobre aquilo que se faz, é preferível não fazer, pois quando a opinião deve resguardar interesse de