Etapas projeto multidisciplinar
Para incentivar os alunos nas escolas estaduais de Caçapava, interior de São Paulo, foi criado o programa Matemática Descomplicada que estimula o ensino desta disciplina. Através de atividades e jogos, os alunos vão aprimorando o conhecimento matemático e a utilização de jogos nas aulas de matemática, além de possibilitar a diminuição de alguns bloqueios que alunos apresentam por sentirem incapacitados para aprender essa disciplina. As escolas também desenvolveram um método diferenciado para as aulas de inglês. Tendo como o objetivo a oralidade dos alunos com ajuda de softwares de aprendizagem, o método estimula o desenvolvimento linguístico, mas também aumenta a visão de mundo dos alunos.
Com esses projetos educacionais a Microsoft premiou o programa Gestão Fácil que foi implantado na rede de ensino de Caçapava. O programa foi o vencedor do prêmio Parceiro do ano – Região da América Latina e Caribe na categoria Setor Público. O programa cuida de todo o trabalho administrativo das escolas e da Secretaria Municipal de Educação, organizando matriculas, documentos, transferências de escolas, entre outros. Todas essas mudanças vieram acompanhadas por Programas de Formação dos Professoras, os educadores estão sendo capacitados para usar o computador e os demais recursos tecnológicos de forma fácil e criativa, oferecendo aos estudantes um ensino amplo e de qualidade.
Não basta ter livros, tem que estimular!
Em Nova Friburgo – RJ, o Colégio Anchieta resolveu mudar sua biblioteca pois nenhum aluno se interessava por aquela sala escura com os livros empoeirados. A direção da escola e as professoras trabalharam juntas para trazer a comunidade a biblioteca escolar, para começar fizeram uma pesquisa para saber o interesse do público.
Então começaram agir: Mudaram o ambiente (colocando mural de recados, livros abertos ao manuseio), convocaram os alunos a escolher o nome e logotipo da biblioteca, inventaram o “correio angélico”