1 Trabalho Etapa 1 ATPS Projeto Multidisciplinar
Etapa 1
Nos dias de hoje, discute-se muito a forma como a educação dita formal (escolar) tem sido estruturada. Neste contexto, o aluno e o professor possuem um papel extremamente passivo no processo ensino-aprendizagem, na medida em que não têm a possibilidade de construírem esse processo. Conteúdos e formas de apresentação de tal processo já estão pré-estabelecidas, o que faz com que ele perca, como consequência disso, toda a sua magia, deixando de ser significativo e prazeroso, tanto para os alunos quanto para os professores.
A pedagogia de projetos vem, portanto, nortear as atividades escolares, permitindo um trabalho interdisciplinar que abrange as diversas áreas do conhecimento e, quando inserido na realidade, viabiliza múltiplas relações sociais. A função do projeto é favorecer a criação de estratégias que estejam aptas a resolver um problema proposto, testar algumas hipóteses referentes a um determinado tema, pesquisar sobre um assunto eleito pelo grupo, enfim, levar o grupo a buscar o que lhe é significativo. O projeto auxilia os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professor uma postura flexível, isto é, uma postura de pesquisador onde os desafios e conflitos o estimulem e não o paralisem.
A reforma do pensamento mundial, que busca superar a visão racionalista e linear, tem apontado para uma abordagem sistêmica e transdisciplinar do conhecimento. Apesar do termo “transdisciplinaridade” já ser bastante usado no contexto educacional, sua concretização anda a passos lentos; porém, como paradigma emergente, propõe transcender o universo fechado da ciência e trazer à tona a multiplicidade fantástica dos modos de conhecimento.
Sabemos cada vez mais que as disciplinas se fecham e não se comunicam umas com as outras. Os fenômenos são cada vez mais fragmentados, e não se consegue conceber a sua unidade. É por isso que se diz cada vez mais: “Façamos interdisciplinaridade”. Mas a