Etapas para a construção do plano de cargos e salários (pcs).
Para a construção do PCS é necessário um planejamento necessário, no qual as etapas são definidas, os prazos ajustados e o andamento da construção são estabelecidos em um cronograma.
As principais etapas de um PCS são:
Planejamento (1) – Divulgação (2) – Análise de Cargos (3) – Descrição de Cargos (4) – Avaliação e Classificação de Cargos (5) – Pesquisa Salarial (6) – Estrutura salarial (7) – Política Salarial (8) – Implantação (9).
A empresa tem como objetivo através do PCS, remunerar bem para atrair e reter pessoas bem capacitadas, e , com isso, não contratar mais que o necessário para que a produtividade e a qualidade sejam fatores chave do sucesso da empresa.
Nem sempre o PCS é suficiente para atingir esse objetivo, sendo então implantados outros programas em complemento a esse. É o caso dos Planos de Carreira e Sucessão e também os Planos de Participação nos Lucros.
Quando a área de RH desenvolve programas a fim de alinhar planejamento estratégico com práticas de gestão de pessoas, é importante que haja a participação de algumas pessoas chave dentro da organização. Esse comitê deve representar a empresa de uma maneira geral, incluindo formadores de opiniões, líderes de pessoas, conhecedores da cultura da empresa.
Esse comitê fará frente no momento da avaliação e classificação de cargos, uma vez que, para melhor trabalho e transparência nessa etapa, a decisão e o novo desenho daquele momento não estejam concentrados na mão de apenas um ou outro.
As