Trabalho Topicos Integradores
THAIS OLIVEIRA DOS SANTOS
PROCESSO DE IMPLANATAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS EM UMA ORGANIZAÇÃO, TENDO EM VISTA À SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS.
ARACAJU
2015
Msc. (a): Michelle
Apresentação
O presente estudo tem como objetivo identificar em que medida um Plano de Cargos e Salários pode influenciar na motivação do trabalhador. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica abordando os temas Plano de Cargos e Salários (PCS) e motivação do trabalhador. Neste desenvolvimento buscou-se identificar os elementos e características que os modernos PCS possuem de forma a serem geradores de ações motivacionais para o trabalhador. A partir das teorias motivacionais de Herzberg e de Maslow é possível concluir que um PCS pode ser um fomentador da motivação do trabalhador, desde que não haja a confusão gerada pelo senso comum de que o salário seja o estímulo desta motivação e que sejam oferecidas condições ao trabalhador, por meio deste plano, para que ele se sinta motivado a fazer parte da organização na qual trabalha.
O dinamismo do mundo corporativo, muitas vezes faz com que os dirigentes empresariais foquem suas atenções para os negócios e deixe a margem, questões não menos importantes como a remuneração de seus colaboradores. Sempre é bom lembrar que uma empresa é feita por pessoas e estas criam, transformam, vendem produtos e fidelizam clientes.
Uma estratégia de remuneração bem sucedida exige a adoção de modelos que estejam conectados aos objetivos estratégicos da empresa cliente. As soluções desenvolvidas facilita a implantação de modelos de remuneração que estejam alinhados a estes objetivos, motivando os colaboradores a atingirem seus resultados.
Segundo Davis (apud CHIAVENATO, 1998, p.24) “Desenho de cargo (job design) é a especificação do conteúdo, dos métodos e das relações de cargos, no sentido de satisfazer requisitos