Biomassa
Introdução de biomassa:
Todo recurso renovável que provêm de matéria orgânica - de origem vegetal ou animal, tendo por objetivo principal a produção de energia. E uma forma indireta de aproveitamento da luz solar: ocorre a conversão da radiação solar em energia química por meio da fotossíntese. Uma das principais vantagens da biomassa é que seu aproveitamento pode ser feito diretamente, por meio da combustão em fornos, caldeiras. Uma outra importante vantagem é que o aumento na sua utilização pode estar associado à redução no consumo de combustíveis fósseis, como o petróleo e seus derivados, que não são matérias-primas renováveis.
A biomassa pode ser usada de forma secundária para geração de energia. Podemos da exemplo, os resíduos orgânicos, que são uma mistura de material desperdiçado, podem ser usados como fonte de energia renovável.
A energia contida nos resíduos orgânicos é geralmente usada através da geração de biogás. Nos aterros sanitários, acontece a conversão de parte dos resíduos orgânicos em metano que normalmente é desperdiçado. Em alguns casos, contudo, pode ser vantajosa a fermentação direta destes resíduos em sistemas de tratamento anaeróbio. Os resíduos com alto teor de madeira também podem ser secos e queimados como combustível sólido.
Utilização da biomassa no Brasil:
O Brasil recebe intensa radiação solar ao longo do ano - o que é a fonte de energia fundamental para a produção de biomassa, quer seja para alimentação ou para fins agroindustriais, outro aspecto e que possuímos grande quantidade de terra agricultável solo e condições climáticas favoráveis. No entanto, é necessária a conjugação de esforços no sentido de que esta produção ou o seu incremento seja feito de maneira sustentável, tanto do ponto de vista ambiental quanto social.
Vantagens da utilização energia a biomassa:
E uma energia renovável
E pouco poluente, não emitindo dióxido de carbono (de acordo com o ciclo