Etapas no parto e pre parto
O trabalho de parto tem início com três principais sintomas característicos:
A eliminação de uma secreção espessa com filetes de sangue, que é o tampão mucoso; O trabalho de parto tem início com três principais sintomas característicos:
A eliminação de uma secreção espessa com filetes de sangue, que é o tampão mucoso;
O rompimento da membrana que sustenta o líquido amniótico (a “bolsa d’água”);
As primeiras contrações (a barriga se contrai e podem surgir dores na região lombar e nas partes internas das coxas).
Este início do trabalho de parto ocorre ao ter início a dilatação do colo do útero, momento no qual o bebê já se prepara para sair. Esta dilatação possui três etapas importantes: rompimento da membrana que sustenta o líquido amniótico (a “bolsa d’água”); as primeiras contrações (a barriga se contrai e podem surgir dores na região lombar e nas partes internas das coxas).
Este início do trabalho de parto ocorre ao ter início a dilatação do colo do útero, momento no qual o bebê já se prepara para sair. Esta dilatação possui três etapas importantes:
Fase latente ou precoce
Esta fase costuma ser a mais longa, mas menos intensa, com a dilatação do colo do útero podendo atingir até três centímetros. Durante toda sua duração manifestam-se as contrações (30 a 45 segundos por contração), as quais podem ser regulares ou não.Dores nas costas, cólicas semelhantes às da menstruação, sensação de calor no abdômen e eliminação do tampão mucoso ou rompimento da “bolsa d’água” são alguns dos sintomas apresentados pelas gestantes.
Fase ativa
Esta fase é mais intensa, mais ativa e mais breve do que a primeira, podendo durar em média de duas a quatro horas. As contrações se tornam mais intensas, prolongadas e freqüentes. Elas podem durar de 40 a 60 segundos, com intervalos de três a quatro minutos (a média é de três contrações a cada dez minutos); a dilatação do colo do útero pode chegar a sete centímetros.
Quando as contrações se tornarem mais