Pr Parto
O pré-parto é uma etapa anterior ao trabalho de parto propriamente dito, uma fase de preparação do corpo da futura mamãe.
Os sinais do parto nem sempre são evidentes e nem todas as mulheres os experimentam de igual forma de fato, há grávidas que começam diretamente com as contrações uterinas e dão à luz pouco depois. No entanto, na maioria dos casos se produz uma série de mudanças na grávida que lhe indicam que a chegada do bebê está próxima.
Podem ocorrer a “descida da barriga” ou “queda do ventre”, geralmente nas mulheres que nunca tiveram filhos. O “tampão mucoso”, tipo de um catarro com ou sem raios de sangue, também podem sair pelo canal vaginal.
Fisioterapia no Pré-Parto: A fisioterapia no pré- parto tem o objetivo de ajudar a grávida na adaptação das alterações biomecânicas para que ela possa desfrutar esta etapa tão especial com o máximo de conforto e segurança. Os músculos do períneo são a última barreira que o bebê encontra durante o nascimento e, ao contrário do colo do útero, eles não passam pelo processo de dilatação, eles são estirados durante a passagem do bebe.
Terapias no pré- parto:
» RPG;
» Pilates (adaptado);
» Bola terapêutica;
» Cinesioterapia pélvica;
» Drenagem linfática;
» Massagem relaxante;
» Ginástica Hipopressiva;
» Hidroterapia.
Exercícios fisioterápicos:
“Os exercícios gestacionais podem iniciar desde o primeiro trimestre da gestação e a partir do segundo trimestre é iniciada a ginástica propriamente dita onde os riscos de aborto são pequenos”.
» Técnicas de massagens e alongamentos são utilizadas para as dores nas costas, pescoço, pernas e ciática;
» Exercícios respiratórios é orientado à gestante realizar a respiração tranquila que é chamada de respiração diagramática, e na hora do parto é realizada a respiração torácica com apnéia (prender a respiração) juntamente com a força para que o feto saia esse tipo de exercício visa melhorar a flexibilidade, força e condicionamento físico para a progressão da gestação,