ETAPA 4
O termo Gerência tem sido usado como significado de administrador ou de quem faz a administração nas empresas, seja ela do capital financeiro ou do capital humano.
As empresas são constituídas de pessoas, e cabe o funcionário de nível Intermediário que é classificado como Gerente se responsabilizar pela condução da atividade humana (Motivação, Liderança e Comunicação). Para esse profissional cabe o total conhecimento da natureza humana, levando em consideração que as organizações são ocupadas por pessoas que atuam em cargos diferentes em níveis diferentes e executam tarefas diferentes. Como cada pessoa tem seu estilo próprio de trabalhar e agem diferente diante cada acontecimento o encargo de gerência torna-se bastante complexo.
O papel do gerente é realizar os objetivos de cada departamento por meio da capacidade das pessoas, a eficiência e a eficácia com que se consegue desenvolver as tarefas.
Com tudo isso a gerência precisa atuar de maneira eficaz nos conceitos de Motivação, Liderança e Comunicação, essas são sem dúvidas os principais meios de direcionar as pessoas dentro das organizações.
Por que a motivação é tão importante?
Para cada pessoa a motivação é um fator que gera satisfação no trabalho.
Para o gerente significa subordinados que assumem responsabilidades.
Para a empresa a motivação representa desempenho excelente das pessoas.
Idalberto Chiavenato
Como podemos ver o fator motivacional está totalmente ligado a gerência, quando se existe motivação no ambiente profissional as pessoas trabalham com mais vontade, com mais foco e gerando mais resultados positivos para as organizações.
Segundo Frederick Herzsberg, a motivação das pessoas depende basicamente de dois fatores:
Fatores higiênicos e fatores motivacionais. Os fatores higiênicos ou fatores de manutenção são aqueles que as pessoas devem receber das empresas como mínimo para que se esforcem no trabalho.
Incluem-se aí:
- Condições de trabalho e conforto
- Politicas da