Relatorio Capacitores
Um capacitor (ou condensador) é um dispositivo eletro-eletrônico que serve para armazenar energia elétrica no campo elétrico existente no seu interior. Para entendermos o seu funcionamento, vamos inicialmente considerar um corpo carregado ou um gerador de cargas elétricas conectado a uma esfera condutora de raio R, imersos num meio cuja constante eletrostática é k, conforme indica a figura 1.
Gerador de Cargas meio k Esfera Condutora Figura 1- Carregamento (eletrização) de uma esfera condutora por contato com um gerador de cargas
Através de um condutor, a esfera será eletrizada (carregada) por contato, com uma quantidade de carga Q. Sabemos, do estudo da Eletrostática que, o potencial elétrico formado na superfície de uma esfera condutora carregada é dado pela equação:
V=
Onde: V = potencial elétrico na superfície da esfera, em Volts (V) Q = quantidade de carga, em Coulombs (C) R = raio da esfera, em Metros (m) k = constante eletrostática do meio ( N.m² /C² , para o vácuo)
Operando esta equação obtemos: =
Se aumentarmos a quantidade de carga Q na esfera, verificamos que o potencial elétrico V aumenta na mesma proporção, o que nos fornece a seguinte relação matemática:
= ... = cte = C
Esta constante C, que depende do raio da esfera e do meio ou da quantidade de carga Q e do potencial elétrico V, é chamada Capacitância.
1.1 – Capacitância
Capacitância ou capacidade elétrica é a propriedade que têm os corpos de manter uma carga elétrica. É também uma grandeza física escalar que mede a quantidade de energia acumulada em um corpo. Diz-se também que mede a propensão de um corpo a aumentar o próprio potencial elétrica quando submetido a uma carga elétrica.
Portanto a capacitância corresponde à relação entre a quantidade de carga acumulada pelo corpo e o potencial elétrico que o corpo