Relatório capacitores
Introdução 1
Objetivos 1
Fundamentos Teóricos 1
Material Utilizado 3
Procedimento Experimental 4
Resultados 5
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 8
1. INTRODUÇÃO
Os capacitores são um dos elementos mais importantes dentro da parte Elétrica da Física. Entender seu funcionamento é, pois, de vital importância ao êxito do curso. Este experimento tem como intuito a familiarização do aluno com o uso do capacitor e com a medição das grandezas físicas a ele relacionadas. Tudo isso, amparado por uma sólida base teórica, gráficos e figuras.
2. OBJETIVOS
Determinar experimentalmente a curva de descarga de um capacitor (de capacitância C) sobre um resistor (de resistência R), calcular a constante de tempo capacitiva τ = RC e também a capacitância do capacitor.
3. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
3.1 - DEFINIÇÕES
Quando as placas do capacitor estão carregadas com cargas iguais e de sinais diferentes, estabelece-se entre as placas uma diferença de potencial V que é proporcional à carga.
Q = C*V
A constante de proporcionalidade, C, é denominada capacitância e depende tão somente da geometria das placas.
No sistema S.I, a unidade de capacitância é o Farad, 1 F = 1 Coulomb/Volt.
3.2. - CAPACITOR DE PLACAS PARALELAS
Um capacitor de placas paralelas é esquematizado na figura 3.1. Para todos os efeitos práticos, e para simplificar os cálculos, vamos supor que as placas sejam planos infinitos. Mesmo que elas sejam finitas, como são na realidade, a aproximação de plano infinito pode ser usada se a distância entre as placas for muito menor do que as suas dimensões. Podemos resumir essa situação, dizendo simplesmente que efeitos de borda estão sendo desprezados. Na figura 3.2, as linhas de campo são traçadas para ilustrar o que significa desprezar efeitos de borda. A figura 3.2(a) representa a situação real,