relatorio capacitor
Matheus Demarchi-201310928
Thiago Orsini Hehl-201210894
Pablo Vinicius de Sá Melo-201310920
Luiz Gustavo Sarmento-201110562
Marco Túlio Paiva-201110709
Disciplina: Laboratório de Física II
Maio 2014
Uberaba-MG
Resumo:
Esse relatório contém informações de como deve ser medido a tensão e a corrente elétrica em um circuito misto (resistores ligados tanto em paralelo, quanto em série) com o auxilio de um multímetro. Para isso 6 resistências com valores diferentes e uma fonte de tensão serão utilizada para, com a ajuda do multímetro, calcular a corrente elétrica e a tensão que passa por cada resistência e também o circuito todo e comparar ao valor esperado. O relatório também mostra os materiais e métodos utilizados para realizar o experimento, além das tabelas montadas com dados obtidos e um questionário.
Palavras chave: Tensão; corrente; circuito.
Introdução
Objetivo:
Relacionar os tipos de associação de resistores, em serie e paralelo. Sendo identificados os tipos de associação, determinar a resistência equivalente no circuito.
Teoria:
Ao analisar ou construir um circuito elétrico, é preciso estar atento em como os seus resistores estão associados. É possível simplificar uma analise de vários resistores combinados entre si, substituindo essa combinação de resistores por um único resistor equivalente que tenha a mesma corrente e a mesma diferença de potencial. Os resistores podem ser conectados de duas formas distintas, em série ou em paralelo. Para determinar a resistência equivalente, cada uma das associações apresenta uma regra.
Quando os resistores são associados em série, assim como mostrado na Figura 1, podemos determinar a resistência equivalente pela equação:
Req = R1 + R2 + R3 + Rn Equação (1) n = Número de resistores associados em série.
Figura 1 - Resistores Associados em