etapa 1 capital de giro
Passo 1 (Individual): Pesquisar no Livro-Texto da disciplina e nos sites abaixo, os conceitos relacionados ao tema: capital de giro total, capital de giro operacional, capital de giro financeiro e gestão integrada do capital de giro, refletindo sobre a importância do capital de giro para o sucesso de um empreendimento.
• LIMA, Eurides B. Capital de Giro. Disponível em <http://www.mackenzie.br/fileadmin/FMJRJ/coordenadoria_pesq/Revista_CADE/ CADE_7/giro.doc>. e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0B6096PCkhflYWHZSNmZsamxTNVE/edit?usp= sharing>. Acesso em 20 de abril de 2014.
• DE AZEREDO, Laerson Pereira. Gestão de Capital de Giro: Estudo aplicado a uma microempresa do comércio varejista de vestuário. Ano 2011. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/77544>. e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0B6096PCkhflYZjE4MERncnlYeFU/edit?usp=shar ing>. Acesso em: 20 abr. 2014.
Bibliografia Complementar • GROPELLI, A. Administração Financeira. 1ª ed. Valinhos: Saraiva, 2009.
Passo 2 (Equipe): Discutir em Grupo os conceitos pesquisados no Livro-Texto da disciplina e nos links apontados no passo 1, respondendo as seguintes indagações:
1. O que é capital de giro total?
O capital de giro total (CGT) ou capital de giro bruto é formado pelo Ativo Circulante (AC) em especial com as contas de caixa, banco conta movimento, aplicações financeiras e estoques. E tem sua importância primordial por serem facilmente convertidas em disponibilidades imediatas para quitação de alguma obrigação com seu passivo.
2. O que é capital de giro operacional?
O capital de giro operacional é um índice utilizando contas do Ativo Circulante (AC) e Passivo Circulante (PC) que tem por natureza relacionamento direto com a operação da organização e suas aplicações:
AC: Contas a Receber, Estoques.
PC: Fornecedores, Salários e Encargos. Onde temos presente o Ciclo Operacional, que são os