ANHANGUERA EDUCACIONAL
As etapas a serem apresentadas neste trabalho visa compreender os conceitos e aplicabilidades que permeiam a Gestão de Capital de Giro, Gestão de Recebíveis, Gestão Financeira de Estoque, Gestão de Tesouraria e os Sistemas de Informação na Gestão Integrada do Capital de Giro nas organizações assim criando melhorias no processo financeiro que permitam a empresa tenha um fluxo de caixa positivo e o Capital de Giro necessário para a condução no dia a dia.
2. Etapa 1
2.1. Passo 1
Pesquisar no Livro-Texto da disciplina e nos sites abaixo, os conceitos relacionados ao tema: Capital de Giro Total, Capital de Giro Operacional, Capital de Giro Financeiro e Gestão Integrada do Capital de Giro, refletindo sobre a importância do Capital de Giro para o sucesso de um empreendimento.
2.2. Passo 2
Discutir em Grupo os conceitos pesquisados no Livro-Texto da disciplina e nos links apontados no passo 1, respondendo as seguintes indagações:
O que é Capital de Giro Total?
O Capital de Giro Total (CGT) ou Capital de Giro Bruto é formado pelo Ativo Circulante (AC) em especial com as contas de caixa, banco conta movimento, aplicações financeiras e estoques. E tem sua importância primordial por serem facilmente convertidas em disponibilidades imediatas para quitação de obrigação com seu passivo.
O que é Capital de Giro Operacional?
O Capital de Giro Operacional é um índice utilizando contas do Ativo Circulante (AC) e Passivo Circulante (PC) que tem por natureza relacionamento direto com a operação da organização e suas aplicações:
AC: Contas a Receber, Estoques.
PC: Fornecedores, Salários e Encargos.
Temos presente o Ciclo Operacional, que são os registros da operação desde sua entrada com a compra da matéria-prima até seu recebimento de vendas, dentro deste ciclo “primário” temos divisões como Ciclo Econômico e Ciclo Financeiro.
Ciclo Econômico: Tem o registro de estudos econômicos que vão desde a compra de matéria-prima até sua venda (Input e Output),