Anhanguera Educacional
Filosofia Aplicada ao Serviço Social
Dayana Santos Negrete RA: 8408126601 Nerides Thayrane Costa Alves RA: 8489209648
Professora: Camila Cunha
Niterói – Rio de Janeiro 2014
ANHANGUERA EDUCACIONAL - Niterói – Rio de Janeiro
Dayana Santos Negrete – 8408126601
Nerides Thayrane Costa Alves- 8489209648
Titulo: Filme “Germinal”
Niterói – Rio de Janeiro 2014
O filme é baseado economicamente da mineração, onde no contexto a vida dos operários de minas trabalhavam sofridamente em busca de dinheiro. O filme mostra que Todos os membros das famílias trabalhavam, desde crianças até os mais idosos, porque precisavam dos míseros salários para assim juntos conseguir a subsistência de todos.
Caracterizando perfeitamente o processo de produção do trabalho do modelo capitalista, a expansão do chamado capital, mostrando assim de uma forma bem clara o oposto entre as necessidades humanas e materiais. Transmite determinado momento histórico e seu contexto social, econômico e político e é claro cultura, onde se e possível ver as dificuldades das condições de trabalho, constituída de pura exploração e pobreza.
O filme mostra também que os donos, não estavam preocupados com o que acontecia aos operários, e sim com a economia, com a política afetando seus lucros, e com as eclosão de greves demonstrando a lógica capitalista da acumulação podendo se observar o contraste de situações, entre patrões (donos dos meios de produção) e empregados (trabalhadores-mercadoria). para a compreensão do filme é necessária uma analise das relações de trabalho, isto é, a miséria a que eram expostos, a relação deles com as máquinas, a relação entre capitalistas e operários, o surgimento de greves e do sindicalismo, anarquismo e socialismo. no inicio da revolução industrial, muitas pessoas viviam do trabalho manual, como nos demais paises europeus, estavam ainda ligadas as formas de produção