RPM FABIO BRANDAO
RP são edificações, equipamentos, maquinários e veículos utilizados por uma organização para desenvolver suas atividades. De acordo com as funções e atividades, os bens patrimoniais recebem uma classificação para facilidade e controle.
Terrenos e jazidas são os locais onde a empresa tem suas instalações, suas prospecções de minerais, suas plantações e terrenos livres.
Equipamentos são os seus maquinários, caldeiras, tranques, ferramentas e dispositivos
Veículos são os automóveis, caminhões, guindastes, empilhadeiras e motos.
Os bens podem ser tangíveis e intangíveis. Tangíveis são os que tem forma e podem ser tocados (edifícios, máquina, veículos ou móveis) O Intangível é aquele que não possui forma ou não pode ser tocado (marca da empresa, fórmula química, logotipo etc.)
Estes componentes fazem parte do Patrimônio da Empresa e são classificados de acordo com normas legais de nossa legislação.
O patrimônio tem como conceito o conjunto de bens, valores, direitos e obrigações de uma pessoa jurídica.
A parte de gestão de materiais cuida de gerir o patrimônio ativo da empresa e podem ser:
Ativo realizável que corresponde aos estoques de matéria-prima, material de manutenção, auxiliar, produtos em processo e produto acabado. Os Recursos
Uma empresa estruturada deve ser vista como um conjunto de recursos a serem gerenciados de maneira que cada recurso tenha um papel estratégico no alcance dos objetivos a serem atingidos.
A Gestão os recursos, muitos deles escassos, tem sido a preocupação dos gestores que estejam ligados direta ou indiretamente às atividades produtivas, tanto na produção de bens tangíveis quanto na prestação de serviços.
Os principais recursos são: Materiais Patrimoniais Capital ou Financeiro Humanos Tecnológicos
Aqui vamos focar recursos materiais e patrimoniais, então as principais diferenças são:
Recursos Materiais
Engloba a sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em