Finanças Corporativas
ATIVIDADE 01: Fazer um estudo acerca de Capital de Giro
1 - O que é Capital de Giro
As empresas, para funcionarem, utilizam recursos materiais de renovação lenta (imóveis, instalações, máquinas, equipamentos), chamados de capital fixo ou permanente, e recursos de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques) que formam seu capital circulante ou capital de giro, também chamado de ativo corrente.
Portanto, Capital de Giro é o ativo circulante que sustenta as operações do dia-a-dia da empresa e representa a parcela do investimento que circula de uma forma a outra, durante a condução normal dos negócios.
2 – Qual a importância da administração do Capital de Giro?
A gestão do capital de giro é um dos aspectos mais importantes para a saúde financeira da empresa. Quando a empresa não consegue manter um nível satisfatório de caixa para honrar seus compromissos por causa do desequilíbrio de capital de giro, provavelmente ela poderá ser forçada a sair do mercado, principalmente se perder os créditos junto a fornecedores e bancos. Para garantir o capital de giro necessário ao funcionamento da empresa, o empresário ou o gerente financeiro dedica grande parte de seu tempo a administração do caixa (disponibilidades), administração das contas a receber (provenientes das vendas a prazo), gestão financeira dos estoques, administração das obrigações a pagar (fornecedores, impostos, empréstimos, despesas operacionais e outras contas a pagar), além de visitas e negociações com bancos.
3 - Vantagens na formação por meio de commercial paper
Acesso a recursos de custos mais baixo.
Aumento da competição no mercado, tornando-o mais eficiente.
Maior flexibilidade operacional para as empresas, diminuindo sua dependência do sistema bancário: seu crédito deixará de ser concedido em função do tamanho dos bancos para ser uma decorrência da capacidade da empresa de enfrentar os compromissos assumidos.
Maior