ETAI questionário
RA: 539376
ETAI - AA9-1 Questionário da Unidade 9
QUESTIONÁRIO IX- SUCESSÃO ECOLÓGICA
1-O que é sucessão ecológica e quais suas características básicas?
São seqüências de mudanças estruturais e funcionais que ocorrem nas comunidades, desde a sua origem, até o estabelecimento do estágio clímax, mudanças estas que, em muitos casos, seguem padrões mais ou menos definidos.
Existem três características básicas, são elas:
(A)- trata-se de um processo não sazonal, dirigido e contínuo.
(b)- ocorre sempre em função das modificações ambientais locais.
(c)- sempre atinge o estado de clímax.
2-O que é sucessão primária e sucessão secundária? Dê exemplos.
Sucessão primária é aquela que ocorre numa região estéril, sem vida; e sucessão secundária é aquela que ocorre em locais já habitados, cujo equilíbrio foi rompido por uma mudança ambiental, causada ou não pelo homem.
3-Como ocorre o estabelecimento de uma comunidade pioneira em uma rocha nua?
Uma rocha nua, por exemplo, vai sofrendo ao longo do tempo a ação do intemperismo físico, (pela ação dos ventos, pelas oscilações de temperatura, pelas chuvas, etc.) e do intemperismo químico, pela ação de substâncias químicas dissolvidas na água como é o caso da dissolução de gás carbônico na água levando a formação de ácido carbônico.
Esses fatores, na sua totalidade, acabam por fragmentar as rochas, tornando-as mais propícias ao estabelecimento de organismos pioneiros e esses organismos pioneiros também causam modificações substanciais do ambiente.
4-Como são estabelecidas as comunidades serais ou comunidades intermediárias durante a sucessão ecológica?
Aos poucos, a comunidade pioneira vai modificando as condições iniciais da região, quer pela produção de ácidos pelos líquenes, quer pela ação dos fatores físicos e químicos do ambiente, resultando na aceleração do processo de erosão das rochas, propiciando o desenvolvimento de uma camada de solo, cada vez mais profunda e consistente, capaz de reter água e