Aula 3 Oferta
CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DISCIPLINA: ECONOMIA E POLÍTICA
Professor Roberto Vital Anau
AULA 3 – AS FORÇAS FUNDAMENTAIS DO MERCADO: OFERTA E DEMANDA – parte II
I- Introdução
Na aula passada, examinamos a Demanda (individual e de mercado). Agora, vamos observar o outro lado do mercado: a Oferta. Se a Demanda se refere aos consumidores, a Oferta trata dos produtores ou vendedores, isto é, os que oferecem bens e serviços aos interessados em adquiri-los.
II- Conceito e fatores explicativos
Chamamos Oferta do bem X pelo produtor A a quantidade desse bem (ou serviço) que A está disposto a oferecer ao mercado, isto é, aos consumidores. Se o Sr. Maurício produz calças jeans, como explicamos o volume de calças que ele colocará à disposição dos compradores a cada semana ou mês?
Da mesma forma que no caso da Demanda, o preço dos bens e serviços é o primeiro fator que explica a decisão dos produtores sobre se irão produzi-los e quanto oferecerão de cada bem ao mercado. O Sr. Maurício, por exemplo, pode a cada momento tomar quatro decisões: aumentar a produção, manter o mesmo nível do mês anterior, reduzir o volume produzido ou sair do negócio, deixando de oferecer jeans ao mercado. O preço será a primeira coisa que ele irá observar para tomar sua decisão, e ele faz isso sempre.
Diferentemente de Marcos (o consumidor da aula anterior), o Sr. Maurício tem preferência por preços em alta. A tendência do produtor (ou vendedor) é de ser atraído por preços crescentes. Isso os anima a oferecer mais ao mercado. Em compensação, preços em queda levam os produtores a reduzir seu interesse no produto. Podemos dar como exemplo um brinquedo chamado “bichinho virtual”, muito popular há alguns anos. Chegou a custar R$ 30,00 a unidade e nessa época encontrava-se gente em todos os lugares oferecendo-o. Mais tarde, os consumidores deixaram de procurar com tanto interesse e o preço caiu até R$ 10,00. Os vendedores