Motiva O Dos Diferentes Agentes Em Programa P Blicos
a) Descreva as principais implicações dos diferentes tipos de vínculos laborais sobre a motivação desses agentes na consecução deste Programa.
b) Use como parâmetros, para tal descrição, a noção de continuidade dos serviços, o senso de comprometimento dos agentes e a percepção de segurança em relação à permanência no cargo ou emprego.
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) possui o intuito de buscar a reorganização da Atenção Básica no País, que conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) é mantida pelo Ministério da Saúde, gestores estaduais e municipais, os quais são representados respectivamente pelo CONASS e CONASEMS, o qual visa a estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica, favorecendo a reorientação do processo de trabalho para um maior potencial e dessa forma aprofundar os princípios, diretrizes e os fundamentos da atenção básica, afim de, ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de oferecer uma importante relação custo-efetividade (BVSMS).
Na ESF há dois tipos de vínculos laborais os admitidos através de concurso público e os admitidos por tempo determinado. A remuneração do vinculo laboral dos servidores públicos que prestam serviços ao ente estatal é paga pelos cofres públicos, podendo ser: servidores estatutários, empregados públicos ou ainda servidores temporários.
Servidores estatutários: são pessoas que ocupam cargos públicos e são admitidos conforme previsto no artigo 37,