Estética de um espetáculo
TÉCNICO EM DANÇA
Amanda Alamino
Erika Gold
Rodrigo Moura
Sabrina Arakaki
Tatiana Carla
Tulio Coelho
Vinicius Gara
DTCC
Cenografia, Figurino e Maquiagem:
A Composição Estética de um Espetáculo
São Paulo/SP
2013
Fichamentos
Cenografia:
1. “A iluminação é uma das principais aliadas da cenografia. Pode ser inclusive o principal elemento que dará corpo e volume para a plasticidade do espetáculo.”
2. “Na contemporaneidade existem inúmeras criações onde os efeitos causados pela luz constituem a própria cenografia.”
3. “A cenografia, como qualquer outro elemento cênico, é signo, ou seja, é informação visual, capaz de provocar uma leitura ao espectador antes mesmo de qualquer palavra ser pronunciada.”
4. “Dessa forma, a cenografia deve ser criada levando em consideração que ela deverá “falar” a mesma língua que o texto, o figurino, a direção.”
5. “A cenografia é a composição resultante de um conjunto de cores, luz, forma, linhas e volumes, equilibrados e harmônicos em seu todo, e que criam movimentos, lugares e contrastes.”
6. “A cenografia ao ultrapassar a função simplista de ornamentação cênica, têm se apresentado muito mais próxima à ideia de necessidade, prática ou plástica, para a composição da cena.”
7. “Não é uma arte independente, como tudo no teatro, deve estar de acordo, dialogar, com todos os outros elementos: o ator, a dramaturgia, a direção, a luz, a sonoplastia, o figurino, a maquiagem, etc.”
8. “A cenografia, junto com o figurino e a iluminação, são os elementos que, principalmente, definem a estética do espetáculo, ou seja, a plasticidade da cena.”
9. “É o principal recurso cênico responsável para definir o ONDE do espetáculo, ou seja, é o cenário quem materializa o lugar da ação.”
10. “Ele deve estar em total acordo com a linguagem do espetáculo, seja ela realista, simbólica, impressionista, surrealista ou contemporânea.”
* Fonte: O Discurso da Cenografia