Estágio Supervisionado - Entrevista com Juiz
Campinas 2012
Introdução: Naira Assis Barbosa Zuppardo
Juíza Substituta da 46ª Circunscrição Judiciária do Estado de São Paulo, atualmente em exercício assumindo a 3ª Vara Cível da Comarca de Jacareí.
Juíza desde agosto de 2008.
Entrevista:
1) O que a fez escolher a carreira jurídica e mais especificamente, como juíza?
Resposta: Escolhi ser juíza principalmente porque tenho um ideal de justiça, que sempre primei alcançar. Fui criada com valores insuperáveis, tais como honestidade, respeito ao próximo, retidão de caráter, etc. Então, acho que a figura do Magistrado está diretamente relacionada com estes valores e, de forma alguma, permito-me superá-los.
Ademais, acho que, principalmente nos dias atuais, o juiz está cada vez mais influenciando políticas públicas, através das ações coletivas, buscando garantir justiça social e o acesso de todos aos direitos fundamentais.
Não posso deixar também de mencionar os benefícios da carreira pública, tais como estabilidade no emprego (na verdade, vitaliciedade), férias, 13° salário, etc, que, na prática, permitem que eu tenha uma boa qualidade de vida e tranquilidade, o que, em regra, não se tem na iniciativa privada.
2) Qual é o fator julgado como o principal para chegar onde você chegou?
Resposta: Disciplina nos estudos e determinação. Costumo dizer para aqueles que pretendem seguir uma carreira jurídica, que não precisam ser gênios para passar no concurso. A pessoa tem que se dedicar aos estudos e acreditar que vai passar.
3) Como é o dia-a-dia de um juiz? Quais as dificuldades e obstáculos mais frequentes na profissão?
Resposta: O dia-a-dia do juiz resume-se a presidir audiências, proferir sentenças, assinar e conferir o expediente feito pelos funcionários do cartório, despachar com advogados, analisar pedidos liminares, etc. Isso