Gestalt
Nesse trabalho de seminário será apresentado o que é a Teoria da Gestalt ou a Psicologia da Forma como é mais conhecida e suas leis.
Segundo a teoria da Gestalt, os mecanismos da percepção humana tendem a estabelecer padrões formais de reconhecimento numa tentativa sistemática de organizar o caos, conforme veremos no decorrer desse trabalho.
DESENVOLVIMENTO
A Gestalt é uma escola de Psicologia experimental que se iniciou na Alemanha no século XX, teorizando sobre os modos de percepção humana a respeito da forma, das cores, das composições visuais e da participação das partes na percepção do todo.
Segundo a Gestalt a percepção que ocorre nos olhos é diferente da percepção que ocorre no cérebro. A percepção da forma não se dá por partes, mas de forma íntegra, global e unificada. Além disso, segundo a teoria os mecanismos da percepção humana tendem a estabelecer padrões formais de reconhecimento numa tentativa sistemática de organizar o caos.
A Gestalt se propõe a estudar exatamente isso, os padrões de organização utilizados pelo cérebro para ler e compreender as composições visuais de forma geral. Em termos mais geral o principio básico da Gestalt, é o conjunto de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que juntas formam um conceito, padrão ou configuração unificado que é maior que a soma de suas partes. Ou seja, o princípio básico da teoria gestaltista é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes.
Partindo sempre da análise ao comportamento natural do cérebro, a Gestalt conclui que a percepção sobre a organização formal corresponde a uma leitura de todas as suas partes em simultâneo como um todo, e não, à leitura separada de suas partes para se perceber o todo. Assim, perante aquilo que visualizamos, temos tendência para aglutinar varias figuras em uma só, vária realidades numa só, vários conceitos em um só.
Dentro da Gestalt a percepção