Estágio sensório motor
Centro de educação- CE
Psicologia da educação 7
Conceito de permanência do objeto
(Estágio sensório-motor)
Recife, 27 de setembro de 2012.
Introdução
O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia que visa compreender as diversas fases que o indivíduo vive, desde o nascimento até o seu mais completo grau de desenvolvimento.
A teoria de Piaget busca compreender o desenvolvimento do ser humano, no entanto ela se destaca do empirismo e do apriorismo pelo seu caráter inovador quando introduz uma 'terceira visão' representada pela linha interacionista.
Nesse trabalho, abordaremos o primeiro estágio, chamado Sensório-motor, definido para crianças de zero a aproximadamente dois anos de idade que tem, como característica principal, a atividade motora e sensorial da criança.
A inteligência trabalha através das percepções e das ações, é uma inteligência iminentemente prática. Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à palavra-frase ("água" para dizer que quer beber água) já que não representa mentalmente o objeto e as ações. Sua conduta social, neste período, é de isolamento e egocentrismo (o mundo é ele).
A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo
É uma teoria de etapas que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. A criança é idealizada como um ser ativo, que a todo o momento interage com a realidade, atuando ativamente com objetos e pessoas. Essa interação com o ambiente faz com que construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar. O eixo central, portanto, é a interação organismo-meio e essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida.
Piaget define o desenvolvimento