Piaget e estagio Sensório Motor
Piaget foi um psicólogo suíço que se destacou por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Passando a maior parte de sua vida interagindo com crianças e analisando seu comportamento, Piaget cria um instrumento de analise do qual chama de Estágios de Desenvolvimento.
Estes estágios é indispensável para analise do desenvolvimento do raciocínio da criança, e a criança a medida que “evolui” vai se ajustando a novas realidades e superando obstáculos antes não superados.
Não podemos afirmar, no entanto, que em certo estágio a criança não utilize de comportamentos de outros estágios, não tendo assim uma unanimidade de características, mas uma perspectiva global que pode comportar funções relativas à inteligência, à linguagem e à percepção.
A criança deve atravessar cada estágio regularmente, não tendo possibilidade de “pular” um determinado estágio, sendo o desenvolvimento cognitivo regular e a criança, tendo as motivações do seu meio, aperfeiçoa e se adapta a ele.
O primeiro estágio de Piaget se chama Sensório-Motor e ocorre entre o 0 e 24 meses de vida. É praticamente composta pela experiência imediata através dos sentidos que interagem com o meio. Assim vêem e sentem o que está acontecendo ao redor, porém não consegue categorizar essas experiências e neste estágio quase não há nada entre a criança e o meio pelo fato da organização mental estar em um estado “bruto”.
Um importante desenvolvimento ocorrido no estádio sensório-motor é a busca visual, a medida em que a criança começa a crescer intelectualmente ela percebe que um objeto que sai fora do seu campo de visão não deixa de existir, mas volta a aparecer em outro momento faz com que a criança evolua intelectualmente e a ausência desse processo visual atrapalha o desenvolvimento do estágio da criança.
Não podemos afirmar assim que neste período a criança esteja “ausente” de pensamentos. É neste período que o bebê começa a