ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE POR PIAGET
Segundo Cole, o processo cognitivo inteligente de Piaget se dá através da aprendizagem e o desenvolvimento. A aprendizagem, para Piaget, refere-se á uma resposta que a criança elaborou sozinha, através da experiência, sobre algo em que ela está se relacionando, um objeto. Já o desenvolvimento seria a aprendizagem de fato, formando assim o conhecimento real sobre determinado objeto.
Piaget, no seu estudo sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente, elaborou etapas pela qual, através de suas experiências ( desenvolvimento), as crianças vão progredindo. Essas fases de transição são divididas em 4 subestágios sensório-motores: são eles: nascimento 0 a 2 anos (sensório-motor), 2 a 6 (Pré-operatório), 6 a 12 (Operatório concreto) e 12 a 19 (Operatório formal). (Cole, 2003)
0 a 2 anos (sensório-motor) – As realizações dos bebês consistem, em grande parte, em coordenar suas percepções sensoriais e os comportamentos motores simples. À medida que se movem através dos seis subestágios desse período, os bebês passam a reconhecer a existência de um mundo fora deles e começam a interagir com ele de maneiras deliberadas. (COLE, 2003)
2 a 6 (Pré-operatório) – As crianças pequenas podem representar a realidade para si mesmas através do uso de símbolos, incluindo imagens mentais, palavras e gestos. Os objetos e os eventos não têm mais que estar presentes para serem considerados, mas as crianças frequentemente falham em distinguir seu ponto de vista de outros, em perceber facilmente as aparências superficiais e frequentemente ficam confusas com as relações causais. (COLE, 2003) 6 a 12 (Operatória concreto) – Quando entram na segunda infância, as crianças tornam-se capazes de operações mentais, ações internalizadas que se ajustam a um sistema lógico. O pensamento operatório permite às crianças combinar mentalmente, separar, ordenar e transformar objetos e ações. Essas operações são