Diversos
DEPARTAMENTO EDUCAÇÃO FISICA
NATAÇÃO
CRISTINA PAULA BORBA
PROFESSORA PATRICIA ESTHER FENDRICH MAGRI
Natação
Joinville - SC
2011
Desenvolvimento Humano na adolescência.
O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas características próprias, que as distinguem das outras pessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento.
A adolescência dos 10 a 18 anos ou 21 anos é um período de rápidas mudanças físicas, sexuais, cognitivas, psicológicas e sociais, sendo que estas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida. A idade não pode ser o único critério na avaliação do grau de desenvolvimento do indivíduo, muito mais importante que a idade é as várias dimensões da maturidade, emocional, social, intelectual e física.
A primeira fase da adolescência refere- se à puberdade no qual se torna evidente a maturação sexual, esta começa com o aumento gradual hormonal e suas manifestações, como também o crescimento dos ovários no sexo feminino e aumento das células nos testículos no sexo masculino. A maturação sexual é acompanhada por uma explosão de crescimento, que dura em torno de quatro anos. As mudanças físicas da adolescência são dramáticas, mais também há mudanças cognitivas muito importantes, que tem o papel vital em transformar crianças em adultos.
Adolescência também parece começar com uma serie de mudanças em termos de capacidade cognitivas, que levam as crianças a se tornarem muito mais capazes de pensar e raciocinar como adultos. Mudança essas bem visíveis, para que se possa progredir e assumir papéis de adultos com responsabilidades que as caracterizam a adolescência. As mudanças cognitivas tem um papel importante em ajudar adolescentes a enfrentar exigências educacionais e vocacionais mais complexas. A descrição mais abrangente das mudanças cognitivas na adolescência vem de Jean Piaget.
Piaget preocupa-se