Estudos sociais na educação infantil
Dynara M. Silveira - UFPEL dynara.silveira@gmail.com
Liziane Gonçalves - UNIPAMPA lizi-jag@hotmail.com
O trabalho apresentado é o relato de uma prática pedagógica realizada com alunos do Pré Escolar (Educação Infantil), crianças entre 5 e 6 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, situada no Bairro Kennedy, município de Jaguarão ao sul do Estado do Rio Grande do Sul. Cujo objetivo é destacar a importância do estudo e da visão histórica e geográfica do entorno da escola, bem como estimular um sentimento de pertença nas crianças e em suas famílias.
Este trabalho foi desencadeado pelos próprios alunos, pois ao assistirem um filme do youtube sobre o “Canto Jaguarense”, considerado o hino do município, onde várias imagens podem ser vistas ilustrando a música, chamou a atenção das crianças a inexistência de imagens do bairro onde vivem e do seu entorno. Sendo a professora questionada, a resposta foi a seguinte: “são mostradas as imagens dos pontos turísticos de Jaguarão, do centro”.
Procurando introduzir os alunos em uma atmosfera investigativa, em que estes pudessem aprender a pensar criticamente sobre o meio em que estão inseridos, indo de encontro a Oliveira (2006, p. 16), é assim que o indivíduo vai “perceber que o seu território e de seu município são construídos pelo movimento dos homens e envolvem interesses que podem ser localizados, reconhecidos e entendidos no processo da vida cotidiana”. O foco do projeto estimulou discussões e curiosidades acerca dos locais que o Bairro Kennedy tem a oferecer aos visitantes e aos próprios moradores do município, para Callai (2005, p. 236), compreender o lugar em que se vive encaminha-nos a conhecer a história do lugar e, assim, a procurar entender o que ali acontece. Nenhum lugar é neutro, pelo contrário, os lugares são repletos de história e situam-se concretamente em um tempo e em um espaço fisicamente delimitado.
Então o que fazer? Aos alunos