infancia
PEQUENA INFÂNCIA*
Marynelma Camargo Garanhani**
RESUMO
Com a intenção de apresentar reflexões e proposições sobre a Educação Física na escolarização da criança de zero a seis anos apresentamos este estudo que se organiza em dois momentos distintos. No primeiro momento, desenvolvemos reflexões sobre o movimento corporal da criança no seu processo de aquisição e construção de conhecimentos, com base nos estudos de Wallon. No segundo momento, sistematizamos proposições para um encaminhamento pedagógico da Educação Física no âmbito da educação infantil.
PALAVRAS-CHAVE: Educação infantil - Movimento corporal - Educação Física escolar.
INTRODUÇÃO
E
m virtude da escassez de discussões que possibilitem maior aprofundamento em relação às implicações pedagógicas da Educação Física, no âmbito da educação infantil,1 destacamos inicialmente a necessidade de pesquisas nessas áreas.
Em uma análise sobre o estado do conhecimento da motricidade na produção teórica da educação infantil no Brasil – durante o período de 1983 a 1998 – observamos uma baixa produção de artigos científicos (seis), dissertações (trinta) e teses (uma), na área da educação, que abordassem o movimento do corpo infantil na escolarização da pequena infância (Garanhani, 2000). A pesquisa revelou, também, que os referidos estudos abordam o tema
* A expressão “pequena infância” refere-se ao período de zero a seis anos.
* * Professora do Departamento de Educação Física da UFPR, mestre em Educação e doutoranda em Psicologia da Educação na PUC-SP. Email:marynelma@avalon.sul.com.br.
106
Miolo.p65
GARANHANI, M. C. A educação física na escolarização da pequena infância
106
19/5/2006, 11:23
sob diferentes formas. Em alguns estudos este é tratado como orientação metodológica para a aprendizagem infantil e, em outros, como uma atividade física necessária ao desenvolvimento da criança. Na forma de conteúdo escolar, os estudos tratam o