Estudos linguísticos: Morfossintaxe e Processamento do Texto
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Letras
Projeto de Pesquisa: Qual a perspectiva gerada a cerca do funcionamento do ‘mas’ em alunos de diferentes níveis de escolaridades.
Milene Rezende de Abreu
Belo Horizonte
Junho 2011
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Milene Rezende de Abreu
Projeto de Pesquisa: Qual a perspectiva gerada a cerca do funcionamento do ‘mas’ em alunos de diferentes níveis de escolaridades.
Trabalho apresentado à disciplina Estudos linguísticos V: Morfossintaxe e Processamento do Texto. 5º Período do Curso de Letras, Instituto de Ciências Humanas, PUC Minas. Orientadores: Juliana Alves e Maria Angela.
Belo Horizonte
Junho 2011
Qual a perspectiva gerada a cerca do funcionamento do ‘mas’ em alunos de diferentes níveis de escolaridades.
1. Resumo Este trabalho tem como finalidade verificar a capacidade analítica dos alunos quanto aos diferentes usos do ‘mas’ no discurso. Tomando como base a definição da conjunção ‘mas’ do ponto de vista da gramática tradicional, pretendemos verificar, através de um levantamento de dados, como essa conjunção suscita no aluno determinadas interpretações de acordo com o contexto apresentado.
2.Introdução
A hipótese que norteou nossa pesquisa foi a de que alunos de diferentes níveis de escolaridade têm uma capacidade de atribuir sentidos variados ao ‘mas’ dependendo do contexto apresentado. Defendemos que o uso do ‘mas’ não deve ter sua função pragmática “colada” a uma dada definição, pois seu uso, dependendo do contexto, se apresenta de várias maneiras. Devido a isso não trataremos neste trabalho o ‘mas’ como conjunção, pois entendemos que seu uso não está restrito somente a essa função. Neste trabalho pretende-se verificar a capacidade analítica de alunos de diferentes níveis de