Estudos geológicos da bahia
Os levantamentos para a execução dos estudos geológicos contemplaram a coleta e pesquisa de dados, com o objetivo de analisar todas as informações existentes, tais como, topografia, geomorfologia, solos, geologia, clima e vegetação da região atravessada pela rodovia em questão. Essa análise e interpretação foram realizadas com base em publicações, cartas, mapas, fotografias aéreas e outras.
A análise interpretativa dos materiais angariados na pesquisa da região buscou separar as unidades mapeáveis de interesse geotécnico, bem como detectar as feições (falhas, juntas, contatos, xistosidades, estratificações) que possam interferir no estabelecimento das condições geométricas e geotécnicas, delimitando locais com probabilidade de ocorrência de movimentos de taludes, zonas de solos compressíveis, zonas de serras entre outras de interesse para o estudo.
Na seqüência são apresentadas as principais características geológicas da região em estudo.
3.2.1 Clima
Diversos fatores geográficos determinam o clima da região estudada: a altitude (quanto mais alto, mais frio), o relevo, a cobertura vegetal e proximidade da costa marítima.
A região se enquadra na zona de clima Tropical com estações do ano bem definidas. De acordo com a classificação de Wladimir Köppen, existem três tipos climáticos na região, que são os seguintes:
* Aw – Climas megatérmicos (temperatura média do mês mais frio superior a 18ºC) com pelo menos um mês com chuva menor do que 60 mm; * BSh – Clima das estepes quentes de baixa latitude e altitude (clima semi-árido (chuvas anuais entre 250 e 500mm) e deserto ou semi-deserto quente (temperatura anual média igual ou superior a 18ºC)); * BWh – Clima das regiões desérticas quentes de baixa latitude e altitude, clima quente e muito seco, com índices pluviométricos inferiores a 250mm anuais. Devido à aridez, de dia a temperatura chega a 45 °C e a noite -5 °C.
Classificação Climática de Köppen
A