INTRODU O E OBJETIVO
O município de Ourolandia-BA (Figura01) está localizada a 390 km da capital Salvador, as margens da BR 324. Sua população estimada é de 16.279 habitantes. A principal atividade econômica do município é a mineração responsável por cerca de 40% do seu PIB e pela geração de quase 700 empregos diretos. As primeiras jazidas começaram a ser explorada nos anos de 60, quando o município ainda pertencia à jacobina BA. Neste período não havia preocupação com o meio ambiente em praticamente nenhum setor econômico brasileiro, sendo está iniciada apenas nos anos 70
Figura 01 – Município de Ourolândia
Ourolândia é um importante pólo de extração do mármore bege Bahia, tanto em termo de produção bruta nos aspecto econômico, possui 66 empresas de desdobramento, dentre as quais ,29 exploram mármore em pedreiras. A produção de exploração total do mármore fica em media em 1500m². o potencial de exploração do mármore bege Bahia em Ourolandia está relacionada a um intervalo geológico da formação caatinga, com espessura variável entre dez e trinta metros (PENHA 1994) A figura 02 mostra alguns locais onde ocorre beneficiamento do mármores bege Bahia (MBB) em Ourolândia – BA
Figura 02 – Beneficiamento de Mármore Bege Bahia no município de Ourolândia – BA .
Não foram feitos estudos geológicos antes do inicio da exploração de mármore no município, mesmo a região possuindo cavernas em mais de 50 sítiosarqueológicos nas margens do rio salitre ( SANTANA ef al, 2012).
Figura 03- Toca dos ossos e Poço Verde de Ourolândia Bahia.
O objetivo deste trabalho é identificar os aspectos ambientais provocado pela exploração do mármore no município de Ourolândia Bahia.
MATERIAL E MÉTADOS
Foram realizados levantamento bibliográfico, visitas nos locais e entrevistas a alguns populares proprietários e trabalhadores das minas do complexo extrator do mármore Bege Bahia em Ourolândia-BA. As visitas ocorreram em oito minas três de extração e cinco de beneficiamento.
RESULTADOS E