INTRODU O OBJETIVOS E MATERIAIS
A retificação é o processo de converter tensão e corrente alternadas em tensão e corrente contínua, em outras palavras ele tem a função de converter potência AC (alternate current) em potência DC (direct current). Um retificador não-controlado usa apenas diodos como elementos de retificação. A tensão de saída DC não é totalmente pura, pois essa possui componentes AC significativas, as quais recebem o nome de ondulação.
Existem diversos tipos de retificadores, podendo tais serem monofásicos, bifásicos e trifásicos. Além disso, eles podem ser definidos como retificador de meia onda e retificador de onda completa, representados nas figuras 1 e 2, respectivamente.
Figura 1 – Circuito retificador de meia onda e forma de onda de tensão na carga.
Figura 2 - Circuito retificador de onda completa em ponte e forma de onda na carga.
O circuito mostrado na figura 2, o retificador de onda completa em ponte, é apenas uma maneira de montar um retificador de onda completa. O outro circuito que também representa o mesmo retificador é o retificador de onda completa a ponto médio, como é mostrado na figura 3 a seguir. O circuito abaixo apresenta a mesma forma de onda do circuito anterior.
Figura 3 - Retificador de onda completa a ponto médio.
Muitas vezes, dependendo da aplicação, é preferível utilizar circuitos retificadores de meia onda. Entretanto, os circuitos retificadores de onda completa são mais utilizados por eles apresentarem tensões e correntes médias mais altas, uma eficiência maior e um fator de ondulação reduzido.
OBJETIVOS
I. Observar e analisar as formas de onda do circuito;
II. Verificar as diferenças entre os retificadores de meia onda e onda completa, e comentar suas vantagens e desvantagens;
III. Analisar as vantagens e desvantagens em relação aos circuitos retificadores de onda completa em ponte e de derivação central.
MATERIAIS
I. 1 Multímetro digital;
II. 1 Maleta com uma placa 1104A;
III. Cabos de conexão diversos.