TEORIA DA COMUNICA O
PERGUNTAS (1 A 4)
LEONARDO DE BARROS RIOS
SALA: 33
PROF.ª: Fábio Mário
1) Situe o Conceito de Comunicação em Dois Sentidos: Teórico e Senso Comum. E faça a correlação utilizando exemplos atuais na mídia.
Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observação do mundo. O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração, é um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano. É também uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variada aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão focar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões. Também faz parte do senso comum, os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”.
Teórico: Desde seu início, a Comunicação se instaurou como um saber voltado para o estudo dos meios e a influência que exercem na cultura. Na América Latina, o debate sobre a comunicação coincide com a entrada de capital estrangeiro no setor comunicacional, particularmente com a chegada da TV e dos grandes grupos de Comunicação, por volta dos anos 60. Tratava-se, na época, da luta política pelo reconhecimento da natureza extremamente estratégica, do ponto de vista nacional, das empresas ligadas às atividades de comunicação social (jornais, rádio, TVs, redes...). O problema de fundo era a influência estadunidense sobre o continente e tentava-se situar as intervenções empresariais dentro de um quadro mais amplo, a fim de