JUSTIFICATIVA OBJETIVOS E INTRODU O 1
JUSTIFICATIVA
O tema proposto tem por finalidade esclarecer a complexidade das condições físicas e emocionais existentes em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, ressaltando a importância da atuação do psicólogo neste contexto.
Sabemos que há muitas complicações do bebê nessa fase, o que na maioria das vezes podem ter sido causadas por diversos motivos, como uso de drogas ou bebidas e alimentos que interferem na gestação, idade da mãe, falta de preparação e condição socioeconômica, doenças da gestante, entre outros.
Essas mães sofrem por inúmeros motivos, entre eles, a preocupação e o medo de perder o filho, o sentimento de culpa, e a separação que de certa forma acontece nesse ambiente entre o bebê e ela, assim dificultando o processo do vinculo, o que pode prejudicar também a formação do apego entre eles.
Tudo isso gera na mãe e nos familiares um grande medo, ansiedade, entre outros sentimentos, e assim reforçamos que é de grande importância e utilidade que essas mães sejam acompanhadas por um psicólogo, para que elas possam atravessar essa fase complexa, e se prepararem para estarem aptas para dar continuidade nos cuidados com o bebê ao sair da UTI Neonatal.
Visamos à importância de se estudar tal tema para identificar novos conhecimentos para área da psicologia hospitalar, enriquecendo tal conceito, já que o psicólogo estabelece uma ponte entre profissionais da saúde e a família do recém-nascido, propiciando uma melhor interação entre ambos e favorecendo um ambiente mais satisfatório para o desenvolvimento físico e emocional do bebê internado.
Vale salientar a importância deste trabalho para nosso crescimento pessoal e profissional, no desenvolvimento da empatia e da sensibilidade enquanto seres humanos. Obtendo uma melhor compreensão da relação do psicólogo com os familiares neste contexto complexo.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL: A importância da atuação do