Publicidade
BRASIL ESCOLA, Vânia. Linguagem, língua e fala aspectos peculiares.
UOL, Editora Melhoramentos Ltda. UOL. Dicionário de português: 2009.
MUNDO EDUCAÇÃO, Vânia. Linguagem, língua e fala. 2011
RESUMO
As formas de comunicação entre os seres vivos, principalmente humanos, surgiram há muitos anos e foram aprimorados, até chegar a uma forma onde todos se entendam de maneira única. Hoje, os termos que damos mais importância na comunicação é a linguagem, língua e fala, que para muitos são de um mesmo significado. Porém, cada termo tem a sua própria característica.
A linguagem é um conjunto de sinais falados (ciência da linguagem), escritos (gráfica) ou gesticulados (mímica), utilizado pelo homem para exprimir suas ideias e sentimentos. Existem diversos tipos de linguagem, as de surdo mudo, placas de transito, que são classificados entre verbal e não verbal. Na linguagem verbal os sinais são palavras, onde o meio de comunicação é oral ou escrita, assim na linguagem não verbal os meios de comunicação são feitos através de sinais e não se utiliza palavras, como nas libras. Alguns meios de comunicação se formam com a junção da linguagem verbal e não verbais esses recebem o nome de híbridos.
Quando nos referimos à língua passamos informações por meio de palavras que pertencem a um grupo especifico. Esta é encarada de uma forma mais arbitraria sendo da natureza gramatical com regras para que haja uma comunicação plausível. Por exemplo, se não houvesse uma serie de regras para a comunicação poderia uma frase ser escrita dessa maneira: Exaustos hoje trabalho com estamos. (g.m) Neste caso é necessário atribuirmos a ordem direta ao enunciado, não que não seja compreensível à frase, porém em certas ocasiões mais formais (trabalho, reuniões, eventos) é necessário utilizar uma forma de comunicação única denominada “formal”. O exemplo