Escala do tempo geológico e métodos de datação: relativa e absoluta.
Bruno BAUER - I
Gabriela VEIGA - II
Jéssica BARBOSA - III
Viviane SILVA - IV
RESUMO
Neste texto, restringiremos a avaliação da escala de tempo geológica baseados nos métodos de datação estudados. Como há no homem uma necessidade de quantificar tudo a sua volta, em relação ao tempo não seria diferente. Nos métodos de datação, são apresentados dois meios, são eles: datação relativa e datação absoluta. A datação relativa analisa elementos externos e usando de conhecimentos gerais, determinam as idades dos elementos estudados. Por sua vez, a datação absoluta busca meios científicos e exatos para apresentar a idade do objeto de estudo. No contexto do tempo geológico, a escala está dividida em intervalos que possuem um significado em termos de evolução da Terra. A escala do tempo geológico, cujo esqueleto rudimentar foi estabelecido ainda no século XIX, está dividida em graus hierárquicos são apresentadas as eras geológicas e suas características a cerca do surgimento da vida na terra.
Palavras-chave: métodos, datação, tempo geológico, absoluta, relativa.
I - Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) 2012.1, Departamento de Ciências Humanas.
II - Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) 2012.1, Departamento de Ciências Humanas.
III - Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) 2012.1, Departamento de Ciências Humanas.
Iv - Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) 2012.1, Departamento de Ciências Humanas.
ESCALA DO TEMPO GEOLÓGICO E MÉTODOS DE DATAÇÃO: RELATIVA E ABSOLUTA.
Bruno BAUER
Gabriela VEIGA
Jéssica BARBOSA
Sarah OLIVEIRA
Viviane SILVA
A quanto tempo o universo existe ? A quanto tempo o homem existe ? O que aconteceu durante a formação do nosso planeta