Estudos Disciplinares 1
1 em 1 pontos
\l "
Os valores e princípios, éticos-políticos, radicalmente humanos, que iluminaram as trilhas percorridas pelos assistentes sociais nas últimas décadas sofrem hoje um forte embate com a fetichização das relações sociais e a supremacia da economia no social. Neste contexto, cabe aos profissionais:
Resposta Selecionada:
c.
reconhecer a liberdade como valor ético central, reconhecendo a autonomia e emancipação do sujeito;
Pergunta 2
1 em 1 pontos
\l "
(FCC-2008-TRT) A "pobreza" é a expressão direta das relações vigentes na sociedade, localizando a questão no âmbito de relações constitutivas de um padrão de desenvolvimento extremamente desigual, em que convivem acumulação e miséria. A nossa sociedade a produz e reproduz. É importante considerar que a pobreza é uma categoria multidimensional, expressando-se:
Resposta Selecionada:
c.
Pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, oportunidades, informações, possibilidades e esperanças.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
\l "
Marque (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as falsas, acerca do surgimento da questão social.
( ) A questão social surgiu na Europa no século XIX, com o aparecimento da sociedade capitalista e das grandes transformações provocadas pelo processo de industrialização iniciado na Inglaterra com a Revolução Industrial.
( ) Com o capital de monopólio, alastram-se pela sociedade a miséria, a pobreza, a fome, o desemprego, as doenças, a falta de moradia etc., denominadas expressões da questão social.
( ) As conquistas da classe trabalhadora foram acontecendo de forma lenta e em virtude do objetivo do Estado em controlar os conflitos sociais e conseguir consenso entre a população subalternizada.
Resposta Selecionada:
a.
V, V, V.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
\l "
(UPE-2013) As desigualdades sociais no Brasil têm muitas causas e geram várias consequências. Historicamente, elas iniciaram seu desenvolvimento com a chegada dos