Individual 8 Ideias
DO ASSISTENTE SOCIAL
Elisângela da Silva*
RESUMO
O presente artigo descreve os processos de trabalho do Assistente Social, baseado em sua formação teórica e prática. Discutir uma dada profissão, conseqüentemente, a sua intervenção profissional implica pontuar o caráter histórico de tal atuação: como surgiu, que interesses a moveram, ideais e modelos que serviram de base, como foi se constituindo na divisão sócio técnica do trabalho, através de conhecimentos específicos para atuar numa determinada realidade. A partir dessas indagações e questionamentos buscou-se pesquisar como ocorre efetivamente a construção do processo de trabalho do Assistente Social.
Palavras-chaves: Assistente Social - Processos de Trabalho – Questão Social
INTRODUÇÃO O Serviço Social tem sua origem na caridade social e na pobreza crescente da sociedade industrial do final do século XIX e início do século
______________________________
* Aluna do segundo semestre de Serviço Social da Universidade de Santa Cruz do Sul
XX. Desde então a profissão tem passado por inúmeras modificações procurando romper com o mero assistencialismo, caminhando para uma atuação em prol da cidadania e na democratização dos serviços sociais.
Um dos maiores desafios do Assistente Social na atualidade é de trabalhos que sejam criativos e eficientes em preservar e efetivar direitos, tendo como ponto de partida as demandas emergentes do cotidiano.
1 O PROCESSO DE TRABALHO O Serviço Social é uma profissão legitimada socialmente, isto significa que ele tem uma função social. As profissões são criadas para responderem às necessidades dos homens. O desenvolvimento das forças produtivas coloca as necessidades de novas profissões, assim como considera outras desnecessárias. Os Assistentes Sociais, inseridos no mercado de trabalho, atuam desenvolvendo ações que tem um produto, produto social com dimensões econômicas e políticas.
O Serviço Social no Brasil,