Filosofia Jur Dica
Bárbaro era quem não sabia falar latim. A instituição que sobreviveu na queda do império romano foi a Igreja, atuava com suas próprias forças e com as alianças políticas que fazia. A igreja era como uma guardiã para a cultura preservava e mantinha a tradição.
O cristianismo que dava certa unidade a Europa, tinha um papel muito importante no período medieval, à aliança com Carlos Magno foi muito importante, pois ele deu apoio político e militar, além de deter a expansão islâmica.
Querela das duas espadas plenitudo potestatis, as duas espadas seriam o poder temporal e espiritual, Deus é a fonte de poder dos papas e do Imperador. O poder dos reis era ainda um poder fraco, era apenas a ponta da cadeia. Na idade moderna, Robert Filmer, escritor do livro O Patriarca, com a tese de que Deus concedeu a Adão, o então patriarca, todo o poder, o domínio, e os patriarcas que vieram depois herdaram o poder de Adão, sendo assim o poder, sendo ele de onde for, veio de Deus.
A revolução Francesa, lutou contra o antigo poder, a monarquia abstrata ( era da Burguesia ). Os que trabalham são os cervos, os que faziam guerra eram a nobreza e os que rezavam era o Clero. Os burgueses assumem a monarquia, cortam a cabeça do rei e montam uma monarquia, uma República.
O governo antes era pelo poder Divino, agora surgiu um poder Natural, Direito Natural, Jusnaturalismo, como, por exemplo, o direito a vida, o direito de propriedade, o direito a liberdade que são direitos naturais. Segundo Thomas Hobbes, o homem é egoísta de natureza e não existe qualquer sentimento altruísta.
Do que adianta ter direito a vida se ninguém garante a vida, do que adianta ter direito à propriedade se não há garantia de propriedade. Então, racionalmente, os indivíduos pensam em pegar o poder que cada um possui e transferir a uma instância superior, que foi denominada de ESTADO, com isso, o ESTADO adquiriu o poder do povo, ficando assim muito poderoso, devendo o ESTADO dizer o que é meu, ou