Estudos de Casos
CURSO DE INTRODUÇÃO À
ESTATÍSTICA ECONÔMICA E
APLICADA
Prof. Henrique Dantas Neder
Instituto de Economia - Universidade Federal de Uberlândia
Julho de 2000
Estudo de Caso 1
Uma regra básica de decisão para os investidores nos mercados financeiros é “diversificar”, ou seja distribuir os seus recursos a um conjunto de ações que provavelmente se comportarão diferentemente em resposta a várias condições de mercado. O risco para o investidor é reduzido porque, sob um dado conjunto de circunstâncias, algumas ações (ou ativos) no portfolio subirão enquanto outras cairão. Como podemos determinar quais ações são similares e quais não são para o propósito de diversificação ?
Os dados apresentados são preços de ações de Janeiro de 1988 a Outubro de 1991, para dez companhias. Por exemplo, duas ações podem ser consideradas similares se elas mantém aproximadamente o mesmo nível, variam em um grau similar ou tendem a mover-se para baixo e para cima de uma forma relacionada em um período relevante de tempo. Uma análise inicial pode usar algumas técnicas gráficas para examinar estes aspectos dos dados.
Construa histogramas para estas séries de preços.
Que informação é perdida na conversão dos dados em histogramas ? O que se ganha com isto ?
Gráficos em Séries de Tempo
Outro instrumento simples para comparar séries de preços ao longo do tempo é um gráfico em série temporal. Plote os preços para cada uma das 10 companhias. Quais são as vantagens de utilizar a mesma escala para todas as séries? Quais são as desvantagens? Observe a forma geral das séries.
Você pode agrupar as companhias de acordo com estas formas? Estas formas podem ser consideradas uma resposta para a questão colocada acima referente a similaridade ou deveríamos também considerar o nível das séries. Ou seja, dados dois gráficos com aproximadamente a mesma forma, poderíamos considerá-los como similares mesmo que um tivesse como média cerca de 20 dólares e o outro