Estudos ambientais
Resumo
Indicadores são informações quantificadas de fácil compreensão usadas nos processos de decisão em todos os níveis da sociedade úteis como ferramentas de avaliação de determinados fenômenos, apresentando suas tendências e progressos que se alteram ao longo do tempo. Permitem a simplificação do número de informações para se lidar com a realidade por representar uma medida que ilustra e comunica um conjunto de fenômenos que levem a redução de investimentos em tempo e recursos financeiros. Indicadores ambientais são estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas.
Palavras-chave: Indicadores Ambientais, Sistema Ambiental, Geomorfologia, Geoprocessamento, Gestão Ambiental.
1 Introdução Os indicadores Ambientais são Ferramentas de acompanhamento de alteração de padrões ambientais e de estratégias de ação sobre o meio ambiente através da análise sistemática e da expressão sintética das evoluções temporais e/ou espaciais, em relação a uma situação de referência, com o objetivo de estabelecer metas e verificar eficiência e eficácia das ações. Os indicadores são os elementos utilizados para avaliar o desempenho de políticas ou processos com o maior grau de objetividade possível. Aplicáveis às questões ambientais, há três tipos de indicadores: Condição, Pressão e Resposta. O conjunto dos indicadores ambientais pode fornecer uma síntese das condições ambientais, das pressões sobre o meio ambiente e das respostas encontradas pela sociedade para mitigá-las.
2 Desenvolvimento
A análise e avaliação dos indicadores ambientais são essenciais para a formulação de propostas de zoneamento. O desenvolvimento só poderá ser sustentado na capacidade de suporte do meio. O sistema