Estudos Ambientais
1- INTRODUÇÃO
O estudo ambiental visa à utilização dos recursos naturais de forma sustentáveis, para que a geração futura possa usufruir, de forma análoga, os bens naturais que desfrutamos atualmente. E, busca um maior conhecimento da nossa biosfera, suas características e novas formas de trabalho e utilização deste bem natural, que na maioria das vezes não recebe o valor merecido.
Os impactos ambientais são inerentes à ação do homem, mas foi a partir da Revolução Industrial que este assunto tomou uma dimensão maior, devido às mudanças observadas no planeta. A constante evolução tecnológica trás resultados positivos diversos, tanto sociais, econômicos e ambientais, mas na maioria das vezes são observados apenas os impactos negativos relacionados ao desenvolvimento tecnológico, por serem mais perceptíveis, quando comparados com os positivos.
A seguir veremos alguns fatores que causam estes impactos ambientais, suas características e os danos ao ambiente em que vivemos.
2- DEFINIÇÃO
Impactos ambientais são ações humanas, voluntárias ou não, que geram consequências sociais, culturais, econômicas e, como o próprio nome diz, mudanças no meio em que vivemos que muitas das vezes comprometem a nossa qualidade de vida. Essas alterações podem ser de propriedades físicas, químicas e biológicas.
Os impactos são tanto negativos quanto positivos. Os positivos geralmente vêm interligados aos negativos, mas frequentemente são necessários, pois são realizados para a concretização de um projeto indispensável à vida moderna. O exemplo clássico desta citação é a geração de energia elétrica. A diferença de impactos ambientais positivos e negativos é que o primeiro resulta na melhoria dos parâmetros ambientais, e o segundo em danos à qualidade destes parâmetros.
Os impactos ambientais se dividem em várias categorias, de acordo com as características de suas consequências. São eles:
Impacto direto.
Impacto indireto.
Impacto local.