Estudo
Desafios
O desafio diante no qual os educadores se encontram é o de definir o espaço e a competência do uso do computador para realizar e construir os grandes objetivos da educação. Nesse ambiente, o aluno é o sujeito da aprendizagem significativa porque lhe é dada a liberdade de trabalhar um conhecimento que esteja em sintonia com seus interesses e necessidades.
Uso e potencialidade
Trata-se de um novo fazer pedagógico fundamentado em um paradigma educacional emergente, o qual coloca uma nova maneira de pensar a Educação.
O aluno deixa de ser receptor de informações e torna-se o responsável pela construção de seu conhecimento. Professores e alunos desenvolvem ações em parceria, por meio da cooperação e da interação com o contexto, com o meio ambiente e com a cultura circundante.
Recursos tecnológicos disponíveis Biblioteca com vídeo, DVD, Data Show, filmadora, câmera digital, televisão, gravador, incluindo fitas e cd para uso dos alunos do Ensino Fundamental, da Educação Especial e do Ensino Médio. Também retroprojetor, máquina de xerox, computadores para os deficientes visuais, sala de tecnologia educacional ou laboratório de informática, "mini"laboratório para os deficientes auditivos, impressora, computadores na sala dos professores e em ambientes administrativos, com máquinas conectadas à Internet através da banda larga ou outro provedor.
Benefícios
É preciso um processo de formação continuada do professor, que se realiza na articulação entre a exploração da tecnologia computacional, a ação pedagógica com o uso do computador e as teórias educacionais. O professor é preparado em situações